13.12.14

Umectação capilar

Oi flores! Hoje eu vim falar de umectação capilar (nutrição) - O que vem a ser isso? Ela repõe o óleo dos fios. Sabe aquele cabelo sem balanço? Então, ele não tem gordura (lipídios) e a nutrição funciona para repor, é a ‘comidinha’ do cabelo. Se você está bem alimentada, está feliz. Se você não comeu, mau humor vai para as alturas. Seu cabelo é a mesmíssima coisa!
E os cabelos que mais precisam disso são os loiros e AFROS, pois seu formato de espira não deixa que o fio tenha oleosidade natural. Se o seu cabelo é afro ou tem cachos e você os valoriza, com certeza você tem que fazer nutrições e utilizar máscaras que contenham ativos nutritivos.
Eu costumo fazer essa nutrição com óleos vegetais e extra virgens, e na minha opinião são os melhores.





  • Óleo de coco
Esse sem dúvida é o meu preferido, pois além de nutrir MEGA os fios, ele também pode ser passado no couro cabeludo como estimulante, nutrindo profundamente, limpa e fortalece da raiz as pontas. Podendo ser considerado um antiqueda e anticaspas. indicado para qualquer tipo de cabelo. Podendo deixar de duas horas ou até mesmo dormir com ele,  dependendo da necessidade do seu cabelo.

  • Óleo de oliva
O conhecido azeite de oliva de cozinha pode ser ótimo para hidratar e dar brilho, porém tem que ser tomado muitíssimo cuidado. NÃO se deve usar óleo que não seja extra virgem e no caso do azeite tem que conter acidez máxima de até 0,05%. Devendo deixar no máximo uma hora para que os fios não fiquem pesados.
  •  Óleo de tutano
Não contém um cheiro muito agradável e no meu cabelo não teve um grande resultado. Muitas pessoas fazem esse óleo em casa, no meu caso eu comprei, passei no fio e deixei conforme o rótulo, mas não vi resultados.
  •   Óleo de argan
O famosinho por muito tempo, um excelente antioxidante e rico em vitamina. Ele auxilia na irritação do couro cabeludo. Um óleo completo para cabelos ondulados, podendo ficar até quatro horas no fio, os deixando leves.
  •   Óleo de abacate
Fortalece o cabelo na primeira aplicação e já se vê uma enorme diferença. Auxilia na queda e impede a perda de água dos fios, deixando-os mais macios e reluzentes.
  •  Óleo de macadâmia
Adoro utilizar como finalizador! Todos os óleos são muito cheirosos, mas esse, sem dúvida, é meu preferido. Um grande emoliente com rápida absorção pelos fios.
  •  Óleo de semente de uva
Mágico no crescimento dos fios, pois os fortifica e hidrata.
  • Óleo de amêndoas
Fios quebrados, ressecados, queimados por secador, chapinha ou clima, é fácil recuperado por esse óleo. Tira o volume e o frizz, alinhando os cachos.
  • Óleo de rícino
Conhecido também como veneno, ou melhor, laxante. Ele ajuda a selar as cutículas mantendo a hidratação dentro dos fios, também pode ser usado na raiz. Auxilia a diminuição de caspas e calvície, encorpa os fios, da vida e volume aos cabelos finos.
  • Óleo de quinoa
Tem cheiro de nada, mas realinha a cutícula que é uma beleza! Elimina pontas duplas e devolve umidade aos cabelos quimicamente tratados, os deixando com um aspecto de reconstrução nutrida.
  •  Óleo de ojon
Ótimo para suprir a necessidade de cabelos com tinturas, danificados e secos, fortalece o cabelo com ativos antioxidantes.

Temos diversos outros óleos. Pessoas que também fazem a umectação com manteigas vegetais, por exemplo. Eu, como falei anteriormente, repito: prefiro óleos e esses são os que já usei, com a explicação de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste post? Escreve pra gente!